Jornal Paraná TV 1ª Edição de hoje mostrou reportagem especial sobre o relacionamento entre irmãos adolescentes. A matéria abordou as dificuldades de relacionamento que normalmente ocorrem dentro de casa, ilustrando com depoimentos de adolescentes e com uma breve entrevista com o psicólogo Menir Zeiter.
Já no estúdio, foi entrevistada a psicóloga Vera Regina Miranda, quem apontou o diálogo, a conversa e a orientação como as principais ferramentas que os pais podem utilizar para lidar com desentendimentos e brigas entre filhos. Vera Miranda falou sobre a necessidade dos pais saberem respeitar tanto as igualdades quanto as diferenças entre os adolescentes, especialmente levando em conta as diferenças de idade e as respectivas e consequentes diferenças de deveres e direitos de cada um.
Uma atitude preventiva pode ter início mesmo antes da chegada do segundo filho. O primeiro deve ser preparado para uma etapa de mudanças, onde será exigida adaptação de toda a família. As fantasias naturais do primogênito em relação a chegada de um irmão devem ser compreendidas e serem tema de diálogo entre pais e filhos, assim como comportamentos como afeto e respeito podem ser modelados com antecedência.
A psicóloga ainda afirmou que a relação entre irmãos é de vital importância para o posterior desenvolvimento de habilidades sociais dos mesmos, já que é esta relação, quando existente, pode ser considerada como o primeiro laboratório social da criança.
Assista a Reportagem:
Paraná TV 1ª Edição | 08.06.07
tvparanaense.rpc.com.br