segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Satisfação no Trabalho e Produtividade

É crescente a associação feita atualmente entre a o nível de satisfação dos trabalhadores dentro das empresas e os resultados apresentados pelas mesmas. Quanto mais satisfeito é o trabalhador, maior é o seu desempenho.

A relação de causa e efeito entre satisfação no trabalho e desempenho no trabalho foi desafiada pela pesquisa de Nathan Bowling, que além de ser professor assistente de Psicologia da Universidade Wright State, é um democrata ativista, que escreve textos anti-Bush e anti-GuerranoIraque.

O estudo mostra que, ainda que satisfação e desempenho estejam relacionados, não é possível afirmar que o nível de satisfação determine o nível de desempenho. Bowling diz que é a personalidade quem determina tanto o nível de satisfação quanto o nível de desempenho.

Isto eu pude comprovar quando soube que o executivo chefe de certa empresa de Curitiba aumentou significativamente suas vendas quando reduziu a comissão de seus vendedores de 10% para 5%. Isto mesmo, a metade! E funcionou.

O executivo notou que os vendedores atingiam determinado volume de vendas e simplesmente "relaxavam", não vendiam mais nada. Quando reduziu a porcentagem das comissões, o executivo diminuiu a satisfação de seus empregados e ainda conseguiu aumentar a sua produtividade.

Abaixo vai um exemplo onde realmente só a personalidade poderia determinar a capacidade de encontrar alguma satisfação neste emprego:



FONTE:
wright.edu/

Psicóloga Processada por Associação Gay

No dia 11 de Junho desta ano, postei sobre a terapia de reversão da homossexualidade proposta pelo terapeuta Warren Throckmorton. Seu site e seu blog contêm textos que promovem o movimento dos ex-gays.

No dia 21 de Agosto foi apresentada ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) uma representação (Protocolo n. 247/07) contra a psicóloga Rozangela Alves Justino no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, alegando atitude contrária ao Código de Ética do Psicólogo quando divulga informações errôneas sobre gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

A representação da ABGLT pede a cassação do registro profissional de Rozangela Alves Justino, e é subscrita por mais de 70 profissionais de psicologia de diversos Conselhos Regionais.

Rozangela é especialista em psicologia clínica e educacional. Foi uma das fundadoras do Exodus Brasil, entidade que aponta as Escrituras Sagradas como fonte de esperança para aqueles que vivem dilema em relação à homossexualidade, e é membro do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC).

Trata-se da velha controvérsia entre ciência e religião. Enquanto a ABGLT apóia sua representação na ausência de evidências científicas sobre possíveis prejuízos da homossexualidade para a saúde, profissionais como Rozangela fundamentam suas idéias e posturas profissionais em textos religiosos.

FONTE:
athosgls.com.br/noticias