segunda-feira, 11 de junho de 2007

Terapia Pretende Reverter Homossexualidade

O terapeuta cristão Warren Throckmorton afirma que cada vez mais pessoas têm aderido ao que chama de movimento dos ex-gays, que envolve uma espécie de terapia bastante controversa, fundamentada em concepções religiosas.

O episódio do então Presidente da Associação Nacional dos Evangélicos, Reverendo Ted Haggard, que se involveu em uma caso homossexual, submeteu-se à terapia e três semanas depois declarou-se "completamente heterossexual, ajudou a despertar o interesse pela terapia, chamada de conversão, reorientação sexual ou terapia reparativa.

As mais importantes organizações de saúde desrecomendam tal terapia, considerando-a como potencialmente prejudicial. A metodologia de Throckmorton consiste em encontros semanais individuais, complementados por encontros quinzenais com um grupo religioso de apoio.

Um dos indivíduos submetidos a terapia de Throckmorton afirma que, tendo mantido incursões esporádicas na homossexualidade, conseguiu, após 20 meses de tratamento, "conformar suas atitudes com seus valores pessoais". Contudo, o paciente afirma que seus sentimentos em relação aos homens jamais mudarão.

Estudos mais aprofundados desta classe de terapia não apontam resultados suficientemente expressivos. O próprio Throckmorton, proponente da terapia reparativa, admite que, depois de ter atendido cerca de 250 pessoas, constatou que os resultados são os mais variados.

Throckmorton e seu colega Mark Yarhouse vêm tentando obter da Associação Americana de Psicologia (APA na sigla em inglês) o respaldo para as diretrizes de sua terapia de identidade sexual, mas ainda não tiveram sucesso.

FONTE:
Chicago Tribune
chicagotribune.com/news

Nenhum comentário: