segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Quem São os Líderes que Possuem Resiliência?

Resiliência?

Este termo incomum para a maioria, na física e na engenharia significa a capacidade que um material possui de absorver energia quando é deformado elasticamente. Em nosso corpo, por exemplo, a cartilagem é um material que possui enorme resiliência.

Na psicologia, resiliência significa a capacidade que uma pessoa ou grupo possuem de reagir enfrentando positivamente a adversidade, o estresse ou a catástrofe.

A edição de Agosto da Revista Época Negócios traz uma matéria sobre o tema. Ali a psicóloga Estelle Morin, M.Ps. e Ph.D. em Psicologia, Professora Titular da Universidade de Montréal aponta a resiliência como a principal virtude do novo executivo, quem deve ser capaz de suportar com resistência e flexibilidade as adversidades cotidianas.

Pode-se dizer que o poema preferido dos britânicos (1995's Nation's Favourite Poem), de autoria do escritor Rudyard Kipling, intitulado "If", fala a respeito das características de um indivíduo que possui resiliência. O poema era o preferido de Octávio Frias de Oliveira, morto em abril deste ano, e sua tradução para o português foi publicada em 05 de Maio deste ano na Folha Online.