terça-feira, 29 de maio de 2007

Como Escolher um Bom Terapeuta

Os diferentes tipos de profissionais da saúde mental são tantos quantas são as razões pelas quais alguém deveria procurá-los. Uma legião de psicólogos, terapeutas, psiquiatras e conselheiros já disponível no mercado é acrescida, ano a ano, de profissionais recém-formados e munidos de variados instrumentos teóricos e de múltiplas abordagens e metodologias.

E assim como existe muita confusão sobre a natureza das razões ou motivos que levam alguém a procurar um profissional da psicologia, também a maneira através da qual é possível escolher um bom profissional não é muito evidente.

Duas são as mais importantes recomendações.

Primeiro, procure por referências em seu círculo de convivência, buscando o conselho de amigos, parentes, colegas de trabalho, organizações profissionais e professores da escola dos filhos, por exemplo.

Segundo, verifique as credenciais do profissional. No caso de um psicólogo, comece pela inscrição no Conselho Regional de Psicologia, que o habilita a exercer sua profissão. Em seguida solicite, ao próprio profissional, informações sobre sua formação e sua especialidade, para identificar se suas habilidades serão compatíveis com suas necessidades.

Daí para diante, a escolha deverá estar pautada numa série de características específicas, entre as quais estão a localização do consultório, o gênero do terapêuta, sua personalidade e a linha teórica de trabalho. Estas características deverão ser importantes para quem procura a terapia, pois são elas que facilitarão em grande medida o estabelecimento de uma conexão consistente com alguém em quem poderá ser depositada confiança e com quem se fica, muitas vezes, emocionalmente vulnerável.

Uma atitude complementar, que auxiliará o processo de escolha, é a procura por mais de um terapeuta. Deste modo, não só haverá um leque mais amplo de opções, o que faz com que a chance de sucesso logo na primeira tentativa de estabelecimento da relação terapêutica seja maior, mas também, em caso de desconforto ao longo das sessões terapêuticas, a escolha por outro profissional estará muito facilitada.