quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Tente Não Bocejar, Antipático!

Pesquisadores japoneses apontam possível razão que explique porque o bocejo é contagioso. Sempre foi complicado entender o motivo que nos leva a bocejar quando vemos outra pessoa bocejando.

Por exemplo. Veja este comercial da Starbucks, tente não bocejar e tente não se perguntar por que isso acontece:



A sugestão é que os mecanismos cerebrais que fazem com que se bocejemos quando vemos outra pessoa bocejar, são os mesmos que nos permitem sentir empatia uns pelos outros.

O estudo de Atsushi Senju foi realizado com crianças autistas expostas à vídeos de pessoas bocejando e pessoas que apenas moviam a boca. Suas reações diante das duas situações foram analisadas em comparação à reação de crianças normais.

Os pesquisadores levaram em consideração o efeito que tem o autismo sobre a qualidade das relações sociais e das habilidades de comunicação, tais como a empatia. Expostos aos vídeos de pessoas bocejando, o grupo de crianças autistas bocejou menos que o outro grupo.

Já quando expostos aos vídeos de pessoas que apenas moviam a boca, os dois grupos bocejaram em igual quantidade, dando a entender que o elemento principal do contágio é a empatia.

FONTE:
Birkbeck, University of London
Artigo: Absence of contagious yawning in children with autism spectrum disorder

Entenda Melhor seu Cachorro

Não são somente as relações interpessoais que podem melhorar com a ajuda da psicologia. Sua relação com seu cachorro também pode. Como? Através do livro escrito pelo especialista em comportamento canino Cesar Millan.

Em "O Encantador de Cães" (americanas, mercadolivre, saraiva e outras), o mexicano Millan, que é apresentador do programa Dog Whisperer, do National Geographic Channel, dá informações sobre como se pode compreender a psicologia dos cães, entender o funcionamento de seus instintos e atender suas principais necessidades.

Através do conteúdo do livro é possível aprimorar os laços entre o dono e o animal, especialmente através da eliminação de comportamentos inadequados, tanto de um como do outro.

Millan dirige o Centro de Psicologia Canina em Los Angeles, e lá desenvolve atividades educativas para os cães e também para os donos. Entre seus clientes mais célebres estão Will Smith e Dennis Rodman.

Quem disse que cachorro não precisa de terapia?

Para combater o stress e o nervosismo:



Para reverter a baixa auto-estima:



Para eliminar a cleptomania:



FONTE:
cesarmillaninc.com/

É Melhor Começar a Falar

Se você é daquelas mulheres que ficam caladas o tempo todo durante uma discussão com seu parceiro, tome cuidado pois, esta conduta pode estar comprometendo sua saúde.

Um estudo realizado por Elaine D. Eaker e seus colaboradores mostra que mulheres que se fecham e ficam em silêncio durante discussões conjugais tem quatro vezes mais chance de morrer do que aquelas que expõem suas opiniões e sentimentos.

Outro estímulo para se abrir mais nestes momentos tensos é lembrar que os relacionamentos são considerados saudáveis quando as duas partes são capazes de discordar e até brigar por determinado assunto, ainda mantendo o respeito e o amor depois que a confusão termina.

FONTE:
psychosomaticmedicine.org/
Artigo: Marital Status, Marital Strain, and Risk of Coronary Heart Disease or Total Mortality: The Framingham Offspring Study