quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Tente Não Bocejar, Antipático!

Pesquisadores japoneses apontam possível razão que explique porque o bocejo é contagioso. Sempre foi complicado entender o motivo que nos leva a bocejar quando vemos outra pessoa bocejando.

Por exemplo. Veja este comercial da Starbucks, tente não bocejar e tente não se perguntar por que isso acontece:



A sugestão é que os mecanismos cerebrais que fazem com que se bocejemos quando vemos outra pessoa bocejar, são os mesmos que nos permitem sentir empatia uns pelos outros.

O estudo de Atsushi Senju foi realizado com crianças autistas expostas à vídeos de pessoas bocejando e pessoas que apenas moviam a boca. Suas reações diante das duas situações foram analisadas em comparação à reação de crianças normais.

Os pesquisadores levaram em consideração o efeito que tem o autismo sobre a qualidade das relações sociais e das habilidades de comunicação, tais como a empatia. Expostos aos vídeos de pessoas bocejando, o grupo de crianças autistas bocejou menos que o outro grupo.

Já quando expostos aos vídeos de pessoas que apenas moviam a boca, os dois grupos bocejaram em igual quantidade, dando a entender que o elemento principal do contágio é a empatia.

FONTE:
Birkbeck, University of London
Artigo: Absence of contagious yawning in children with autism spectrum disorder

Nenhum comentário: