terça-feira, 21 de agosto de 2007

Médico Desenvolve Terapia do Vinho na Ucrânia

Apoiando seus argumentos em pesquisas que apontam para as contribuições do vinho para a saúde, o médico Alexander Sheludko prescreve coquetéis aos pacientes do Sanatório das Estrelas da Criméia (do inglês The Crimean Stars Sanatory).

É outra daquelas idéias controversas, que divide opiniões e agita defensores de todos os lados. Especialistas em dependência do álcool e profissionais da psicologia têm sido os principais oponentes. Já os amantes do vinho e da inovação buscam destacar as vantagens.

Alguns personagens ilustres já fizeram a terapia conta própria...

Psicólogo Tentará Levantar Moral de Time de Futebol

Na 15ª colocação da série B do Campeonato Brasileiro (e ao que tudo indica, descendo), o time catarinense Avaí contratou um psicólogo para tentar motivar seus jogadores.

Não foi possível identificar o profissional que foi contratado, assim como ainda não se sabe qual a metodologia que será empregada para "levatar a moral dos jogadores".

Mas é provável que se trate de um trabalho pontual e de curta duração, já que há oito anos trabalha no Avaí a psicóloga Andréa Pesca, responsável por estudar o comportamento dos jogadores nos treinos e durante e após as partidas.

O psicólogo João Ricardo Cozac, que já trabalhou em times como Cruzeiro, Goiás e Palmeiras, escreveu no dia 15 deste mês, em sua coluna Gol de Cabeça, um texto sobre da importância de se utilizar a Psicologia Esportiva no meio futebolístico.

Mas há aqueles casos em que não é o jogador, nem o técnico e nem a diretoria quem precisa de psicólogo. É o torcedor...

Máquina Pretende Desvendar Personalidade

Ela se chama QPM (do inglês Quantic Potential Measurement, que traduz-se como Medição do Potencial Quântico) e pretende dar suporte ao trabalho de profissionais da psicologia, das ciências do comportamento e do esporte.

A medição fornece 135 dados, obtidos através de eletrodos conectados à cabeça e de placas de aço que ficam em contato com pés e mãos. Uma corrente elétrica mapeia pontos estratégicos do corpo e as informações são analisadas por um computador.

O processo dura cerca de 30 segundos. Os dados fornecidos no final do processo são imediatamente classificados em habilidades mais ou menos desenvolvidas, o que se sabe pela nota de 0 a 5 atribuída às mesmas.

O Jornal francês Le monde resume a polêmica (Supercherie? Mascarade? Ou nouveau procédé?) que gira em torno do QPM.

FONTE:
quanticpotential.com/