sexta-feira, 8 de junho de 2007

Imaginação Ajuda a Fazer Escolhas

Cientistas do Baylor University College of Medicine afirmam que a imaginação de situações que podem acontecer - chamada aprendizagem fictícia - afeta nosso cérebro e possui grande influência nas escolhas que fazemos.

As experiências de aprendizagem fictícia ou imaginativa, governadas pelas possíveis consequências de determinadas circunstâncias, frequentemente dominam a avaliação das decisões que tomamos.

Estes sinais fictícios são mais essenciais que as simples experiências que ocorrem imediatamente ou num tempo próximo, influenciando de modo mais amplo e profundo a habilidade de uma pessoa para avaliar a qualidade de suas ações.

FONTE:
Baylor University College of Medicine
bcm.edu/news

Nova Hipótese para o Alzheimer

Pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute propuseram uma nova hipótese, que aponta nova causa e possível modo de prevenir a Doença de Alzheimer.

Os estudos apontam que o funcionamento normal do cérebro requer o equilíbrio entre dois peptídeos, chamados Aβ42 e Aβ40. O desequilíbrio decorre da produção desproporcional dos peptídeos, acarretando no surgimento de mudanças patológicas, tais como a perda da memória.

A pesquisa do Professor Assistente Chunyu Wang sugere que o acréscimo de Aβ40 pode deter a evolução da doença, e nisto consiste a principal inovação de pensamento, pois até o momento a toxicidade do Aβ42 têm sido considerada de modo isolado, sem a apreciação da importância de seu equilíbrio com Aβ40.

O estudo será publicado na edição de Junho do Journal of Molecular Biology.

FONTE:
Rensselaer Polytechnic Institute
rensselaer.org

A Relação Entre Irmãos

Jornal Paraná TV 1ª Edição de hoje mostrou reportagem especial sobre o relacionamento entre irmãos adolescentes. A matéria abordou as dificuldades de relacionamento que normalmente ocorrem dentro de casa, ilustrando com depoimentos de adolescentes e com uma breve entrevista com o psicólogo Menir Zeiter.

Já no estúdio, foi entrevistada a psicóloga Vera Regina Miranda, quem apontou o diálogo, a conversa e a orientação como as principais ferramentas que os pais podem utilizar para lidar com desentendimentos e brigas entre filhos. Vera Miranda falou sobre a necessidade dos pais saberem respeitar tanto as igualdades quanto as diferenças entre os adolescentes, especialmente levando em conta as diferenças de idade e as respectivas e consequentes diferenças de deveres e direitos de cada um.

Uma atitude preventiva pode ter início mesmo antes da chegada do segundo filho. O primeiro deve ser preparado para uma etapa de mudanças, onde será exigida adaptação de toda a família. As fantasias naturais do primogênito em relação a chegada de um irmão devem ser compreendidas e serem tema de diálogo entre pais e filhos, assim como comportamentos como afeto e respeito podem ser modelados com antecedência.

A psicóloga ainda afirmou que a relação entre irmãos é de vital importância para o posterior desenvolvimento de habilidades sociais dos mesmos, já que é esta relação, quando existente, pode ser considerada como o primeiro laboratório social da criança.

Assista a Reportagem:
Paraná TV 1ª Edição | 08.06.07
tvparanaense.rpc.com.br