segunda-feira, 11 de junho de 2007

Depressão do Dia dos Namorados

Considerando que amanhã é dia dos namorados, convém recordar uma pesquisa de 2004 que investigou o fenômeno chamado Valentine's Day Blues, algo como Depressão do Dia dos Namorados.

Esta pesquisa concluiu que tanto homens quanto mulheres experimentam, nas semanas seguintes ao dia em que se celebra o amor e o namoro, sentimentos ampliados de estresse psicológico.

Os dados revelam que as pessoas que não participam do dia dos namorados, não ganham e não dão presentes, ou que não compartilham de qualquer outra forma de carinho e afeto, apresentam sinais de estresse emocional, que vão desde uma leve tristeza até a ansiedade.

Segundo James Houran, co-autor da pesquisa, a confluência das pressões sociais e comerciais para que o indivíduo participe do Dia dos Namorados dá origem a um nível de estresse que pode ser emocionalmente exaustivo.

Homens e mulheres respondem diferentemente ao fenômeno. A pesquisa apontou que, passadas três semanas, o homem já estará recuperado. A mulher por sua vez, demorará quatro semanas para deixar de sentir os efeitos da Depressão do Dia dos Namorados.

FONTE:
The Sad Side of Valentine’s Day – What the Industry Should Know
2020skills.com/asts

Nenhum comentário: