quarta-feira, 6 de junho de 2007

Abaixo a Adolescência

Revista Época desta semana traz entrevista com Robert Epstein, ex-editor-chefe da Revista Psychology Today e atual editor-colaborador da Revista Scientific American Mind. Epstein é pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego, e entre os temas com os quais trabalha estão sexualidade, adolescência e relações amorosas.

Na entrevista, Epstein afirma que boa parte dos comportamentos disfuncionais dos adolescentes decorrem da falta de participação dos mesmos com o mundo adulto. Esta participação permite ao adolescente aprender a ser adulto com os próprios adultos, com os quais não convivem não porque não queiram, mas porque não são permitidos ou encorajados a fazê-lo.

A estrutura escolar vigente é, para o pesquisador, um dos principais elementos colaboradores para esta segregação do adolescente, promovendo a classificação dos indivíduos pelo fator idade, e não por seu conjunto de habilidades ou capacidades. Bill Gates e Thomas Edison são citados para ilustrar que alguns adolescentes amadurecem antes que outros, e que todos devem ter oportunidade e se desenvolver de acordo com seu ritmo particular.

Epstein cita o caso de dois presidentes norte-americanos, George Washington e Jimmy Carter, quando aponta o trabalho como alternativa para a redução dos índices de comportamentos disfuncionais adolescentes. Washington e Carter começaram desde muito cedo a participar - trabalhando - do mundo adulto.

FONTE:
Revista Época - 04.06.2007
revistaepoca.globo.com
drrobertepstein.com

Nenhum comentário: