quarta-feira, 6 de junho de 2007

Agressividade e Química Cerebral

Pesquisa conduzida pelo Laboratório Brookhaven do Departamento Norte-Americano de Energia, constatou que homens saudáveis com níveis baixos de uma determinada enzima cerebral apresentaram maior índice de agressividade.

O estudo realizado através de neuroimagem mostra a forte ligação entre os baixos níveis da enzima chamada Monoamina Oxidase A (MOA) e os comportamentos agressivos.

Um total de 27 voluntários, todos homens saudáveis e tidos como não violentos, tiveram sua atividade cerebral examinada por Tomografia PET, além de terem sido submetidos a um teste de personalidade composto por 240 questões.

Os sujeitos que apresentaram índices mais baixos de atividade da enzima MOA responderam "sim" com maior frequência à alternativas como:

- Tira vantagem sobre os demais?
- Possui temperamento explosivo?
- Possui índole vingativa?
- Gosta de filmes violentos?

Uma das quatro imagens utilizadas pelo Laboratório Brookhaven neste estudo foi premiada como "A Imagem do Ano 2007", pela Sociedade para a Medicina Nuclear (SNM na sigla em inglês), especialmente pelo fato de reforçar a contribuição científica da imagem molecular para a relação entre a química cerebral e o comportamento humano.

FONTE:
Brookhaven National Laboratory
bnl.gov

Nenhum comentário: