quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A Influência Precoce do Hábito de Fumar

A brilhante campanha da australiana NAPCAN (National Association for Prevention os Child Abuse and Neglect) já fez muitas pessoas refletirem sobre até onde vai a influência do comportamento dos pais sobre o comportamento dos filhos, especialmente naqueles que prejudicam suas relações sociais e sua saúde? Especialmente em crianças tão jovens como as mostradas no filme:



No meio de tantas situações tão comuns de imitação mostradas no filme, alguém até poderia considerar um exagero mostrar uma criança imitando o hábito de fumar de sua mãe. No entanto, um estudo da Dartmouth Medical College mostrou que crianças bem pequenas podem ser influenciadas pelo hábito de fumar de seus pais.

Normalmente estudos que buscam medir a influência dos hábitos parentais sobre os dos filhos são realizados com adolescentes. Nunca foi fácil realizá-los com crianças bem jovens, como as do estudo, que tinham entre 2 e 6 anos, por causa de suas evidentes limitações na expressão verbal.

Os pesquisadores utilizaram bonecas para simular, em forma de brincadeira, situações do cotidiano. A criança recebia a tarefa de levar sua boneca para comprar mantimentos para a casa da boneca. Chegando até uma loja de conveniências para bonecas, a criança encontrava 73 produtos que poderia comprar para passar um fim de tarde com os amiguinhos. Entre os produtos havia cigarros, cerveja e vinho.

As crianças cujos pais eram fumantes eram 4 vezes mais propensas a comprarem cigarros do que as crianças cujos pais não fumavam. Em relação às bebidas alcoólicas, a diferença era de 3 vezes entre os dois grupos.

Autora da pesquisa, Madeline Dalton, foca seu trabalho no estudo das influências sociais e nos indicadores do hábito de fumar de adolescentes. Já pesquisou a influência do fumo mostrado em filmes sobre o hábito de fumar de adolescentes (artigo).

O vídeo foi produzido com o apoio da agência de publicidade autraliana DDB.

FONTE:
Archives of Paediatric and Adolescent Medicine
Leia o artigo: Use of Cigarettes and Alcohol by Preschoolers While Role-playing as Adults: "Honey, Have Some Smokes"

Nenhum comentário: