quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Quando o Tiro Sai Pela Culatra

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin colocaram em dúvida a eficiência da psicoterapia como instrumento de recuperação de indivíduos com depressão.

De fato, a maioria dos processos terapêticos empregados por profissionais da psicologia demandam que o paciente encare seus problemas de forma positiva. A pesquisa afirma que o paciente até busca fazê-lo, mas seu cérebro acaba não cooperando, como mostraram os registros de aumento na atividade da amígdala dos deprimidos.

Os resultados apresentados pelo trabalho de Tom Johnstone mostram que o cérebro de indivíduos deprimidos não responde de forma apropriada quando se depara com estados de humor negativos ou emoções negativas. Aí é onde a depressão pode se tornar uma areia movediça. Quanto maior o esforço empregado para se livrar dela, mais deprimido fica o indivíduo.

A pesquisa destaca que estados depressivos são comuns à maioria das pessoas, mas o que determina a vulnerabilidade à Depressão Maior é a incapacidade de regular estados negativos quando eles surgem.

FONTE:
The Journal of Neuroscience
Failure to Regulate: Counterproductive Recruitment of Top-Down Prefrontal-Subcortical Circuitry in Major Depression(Leia o Abstract)

Nenhum comentário: