sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pra Que Lado Você Embala Seu Filho?

Que ter um filho pode ser algo muito estressante para qualquer mulher, disso não há dúvida. Noites sem dormir, mudanças nas formas do corpo, alteração de hábitos alimentares e expectativas familiares são apenas alguns dos possíveis incômodos presentes no início da maternidade.

Mas é possível que embalar a criança para o lado direito ou para o lado esquerdo tenha alguma relação com o nível de stress apresentado pelas mães?

Estudo conduzido por Nadja Reissland, do Departamento de Psicologia da University of Durham mostra que o estado de saúde mental das mães pode ser indicado pelo lado que elas geralmente escolhem para embalarem seus bebês.


Foi solicitado às 79 mães que participaram da pesquisa para que espontaneamente pegassem seus bebês, que tinham entre 3 e 14 meses, e os segurassem em seus braços. Em média, 75% das mães preferiram embalar seus filhos para a esquerda. Este valor sofreu variações devido ao nível de stress e/ou depressão das mães.

Por exemplo, entre as que não apresentaram stress nem depressão, 86% embalaram para o lado esquerdo, enquanto que 14% para o lado direito. A importância do estudo está na necessidade de que o stress nestes casos seja diagnosticado o mais rápido possível, visando prevenir a depressão pós-parto, estado que pode afetar negativamente o bem-estar e o desenvolvimento mental da criança.

Veja o caso do bebê da propaganda da Huggies, que foi embalado do lado esquerdo:



FONTE:
Maternal stress and depression and the lateralisation of infant cradling (ler o abstract)

Nenhum comentário: