segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Satisfação no Trabalho e Produtividade

É crescente a associação feita atualmente entre a o nível de satisfação dos trabalhadores dentro das empresas e os resultados apresentados pelas mesmas. Quanto mais satisfeito é o trabalhador, maior é o seu desempenho.

A relação de causa e efeito entre satisfação no trabalho e desempenho no trabalho foi desafiada pela pesquisa de Nathan Bowling, que além de ser professor assistente de Psicologia da Universidade Wright State, é um democrata ativista, que escreve textos anti-Bush e anti-GuerranoIraque.

O estudo mostra que, ainda que satisfação e desempenho estejam relacionados, não é possível afirmar que o nível de satisfação determine o nível de desempenho. Bowling diz que é a personalidade quem determina tanto o nível de satisfação quanto o nível de desempenho.

Isto eu pude comprovar quando soube que o executivo chefe de certa empresa de Curitiba aumentou significativamente suas vendas quando reduziu a comissão de seus vendedores de 10% para 5%. Isto mesmo, a metade! E funcionou.

O executivo notou que os vendedores atingiam determinado volume de vendas e simplesmente "relaxavam", não vendiam mais nada. Quando reduziu a porcentagem das comissões, o executivo diminuiu a satisfação de seus empregados e ainda conseguiu aumentar a sua produtividade.

Abaixo vai um exemplo onde realmente só a personalidade poderia determinar a capacidade de encontrar alguma satisfação neste emprego:



FONTE:
wright.edu/

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